Filmes e séries

Peter Pan – O Clássico Renovado - Adaptações.

segunda-feira, outubro 12, 2015



Peter Pan apareceu primeiro nos livros, mas sem dúvida ficou mais conhecido pelos filmes... O menino que não queria crescer teve diversas adaptações, fossem animações ou não. Conheci Peter Pan primeiramente por uma animação, depois outros filmes e, somente agora, com vinte e tantos, li a obra escrita, em uma edição encantadora da Editora Zahar! Coincidência estarmos próximos ao dia das crianças, o menino que não quer crescer, ganha no mês das crianças mais uma adaptação cinematográfica, que está enchendo os olhos não só da garotada e dos adultos!
Uma das citações da obra literária que mais me marcou é esta:


                                                                    


 Começamos então pela primeira animação de Peter Pan:


Lançamento: 10 de abril de 1953
Duração: 1h e 16min
Gênero: animação
Sinopse: Londres. Peter Pan (Bobby Driscoll/ Lauro Fabiano), o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa dos Darling, pois Wendy (Kathryn Beaumont/ Therezinha), a mais velha dos filhos do casal Darling, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João (Paul Collins) e Miguel (Tommy Luske). Wendy tem certeza disto, pois Peter Pan perdeu sua sombra. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, ele vai até a casa dela. Após recuperar sua sombra, Peter Pan ensina a Wendy, João e Miguel o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um um pó mágico, que uma pequena fada, Sininho, joga sobre eles. Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, um ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, o Capitão Gancho (Hans Conried/ Aloysio de Oliveira), que jurou se vingar de Peter. Gancho perdeu uma de suas mãos em um duelo com Peter Pan, com ela tendo sido comida por um crocodilo que agora segue sempre o navio do Capitão Gancho, pois quer comer o resto. Tudo realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.
Curiosidades: Apesar do autor J.M. Barrie ser creditado, esta é a única versão para o cinema de "Peter Pan" que não usa nenhum dos diálogos escritos por Barrie na versão original da história.
OMG!!!! Quem nunca assistiu essa versão?! Eu assisti diversas vezes e não apenas quando era criança!

                                                                                                                                                            

Segunda adaptação também foi uma animação, mas bem mais recente: Peter Pan: de volta a Terra do Nunca

Lançamento: 29 de março de 2002.
Duração: 1h e 13min
Gênero: animação
Sinopse: Em um mundo sitiado pela 2ª Guerra Mundial vive Wendy, agora adulta, que tenta passar aos seus filhos a esperança em um mundo melhor contando a eles as mágicas experiências pelas quais passou na Terra do Nunca, ao lado de Peter Pan. Entre os filhos de Wendy está Jane, de 12 anos, que não acredita em tais aventuras. Até que ressurge o Capitão Gancho, que sequestra Jane e a leva para a Terra do Nunca, na intenção de usá-la em seu mais novo plano para capturar Peter Pan.

Confesso que essa ainda é minha animação favorita!

                                                                                                                                                                

              A terceira adaptação já não se trata mais de uma animação, e é lançada logo depois da animação de 2002:

Lançamento: 9 de janeiro de 2004
Duração: 1h e 53min
Gênero: Fantasia e Aventura
Sinopse: Peter Pan (Jeremy Sumpter) é um garoto que nunca cresce e que vive na Terra do Nunca juntamente com os Garotos Perdidos e a fada Sininho. Num belo dia Peter Pan visita a casa dos Darling e convence Wendy (Rachel Hurt-Wood), John (Harry Newell) e Michael (Freddie Popplewell) a viajaram com ele para o lugar onde vive. Lá todos enfrentarão a ameaça do temível Capitão Gancho (Jason Isaacs).
Curiosidades: Peter Pan mantém a tradição das peças teatrais e filmes anteriores, em que o mesmo ator interpreta os personagens Capitão Gancho e Sr. Darling.
Minha parte favorita do filme é quando Wendy dá o “dedal” a Peter, muito amor!

                                                                                                                                                               

              A quarta adaptação, creio eu, não é muito conhecida, e talvez não agrade a todos, ela conta quem é Peter antes da Terra do Nunca, quem é Gancho e como foram parar lá. É considerada uma mini série por sua duração:

Lançamento: 4 de dezembro de 2011.
Duração: 3h
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia.
Sinopse: o órfão Peter (Rowe) e seus amigos vivendo nas ruas de Londres, sobrevivendo como batedores de carteiras. Jimmy Hook (Ifans), protetor dos meninos, convence o grupo a sair em busca de um tesouro mágico capaz de transportá-los a um outro mundo. Ao chegarem à Terra do Nunca, eles descobrem que ela é habitada por pessoas que vieram de várias épocas e lugares, incluindo piratas do século 18, comandados pela louca Elizabeth Bonny (Friel), que buscam há anos o segredo da eterna juventude. Este é protegido pelos nativos, chefiados por Holy Man (Trujillo). Assim, Hook, Peter e os demais, decidem ajudar os nativos a livrarem-se dos piratas.
Apesar de ser do ano de 2011, eu só descobri ela no início de 2014, como fanática, esta procurando mais coisas sobre Peter Pan.

                                                                                                                                                       

A mais recente e talvez mais aguardada das adaptações está atualmente em cartaz:

Lançamento: 8 de outubro de 2015
Duração: 1h 51min
Gênero: Fantasia, Aventura
Sinopse: Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.

                                                                                                                                                 

       Ainda não assisti, mas estou muiiito ansiosa!!!!

           Então se ainda não tinha nenhuma programação para o feriado do dia 12 de outubro, fica a dica: Leva a família toda para o cinema e se prepara para uma grande aventura!!! Alguém ainda tem alguma dúvida sobre o que eu farei no feriado?!









Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. A única adaptação que gostei até hoje foi a do desenho da Disney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois Literanerd, a que mais gostei até hoje foi a da Disney.
      Abraço, Vivi.

      Excluir
  2. Também gostei mais da adaptação da disney! Mas estou livre pra ver as outras também, é sempre bom ter com o que comparar!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Twitter

Twitter