Filmes e séries

Resenha: O Mordomo da Casa Branca — Filme

segunda-feira, julho 20, 2015

Título: O Mordomo da Casa Branca - The Butler (Original)
Ano produção: 2013
Dirigido por: Lee Daniels
Estreia: 1 de Novembro de 2013 ( Brasil )
Duração: 132 minutos
Classificação: 12 - Não recomendado para menores de
Gênero: Biografia - Drama
País de Origem: Estados Unidos da América
Classificação: 4/5 ♥

Sinopse: 1926, Macon, Estados Unidos. O jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall, após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados. Eugene cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria, a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis, que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.



O Mordomo da Casa Branca (The Butler) conta a história de Cecil Ganies (Forest Whitaker), seu pai Earl e sua mãe Hattie, eram escravos em uma fazenda de algodão por volta dos anos 20, sua mãe é estuprada e seu pai é morto pelo mesmo homem em frente a Cecil ainda criança. Após tal episódio, Cecil,  desperta compaixão na mãe do homem que matou seu pai e então deixa de trabalhar na lavoura e vai trabalhar como criado dentro de casa, após alguns anos e com maior idade, Cecil decide deixar a fazenda e seguir seu próprio caminho, com muitas dificuldades a enfrentar pela cor de sua pele, Cecil, consegue emprego  com ajuda de um senhor que conhece, ele lhe ensina a atender mesas e a preparar drinks de forma profissional, posteriormente, Cecil vai trabalhar em um luxuoso hotel em Nova York, como é um homem discreto e educado chama atenção de um dos homens que contratam serviçais para Casa Branca, então acaba indo trabalhar lá como mordomo. Cecil é casado com Glória (Oprah Winfrey) e tem dois filhos, Louis (David Oyelowo) e Charles Gaines (Elijah Kelley).



Cecil  trabalha como mordomo da casa Branca durante três décadas. Testemunha vários acontecimentos como o movimento dos direitos civis, o assassinato do presidente Kennedy e a guerra do Vietnã, na qual seu filho mais novo Charles participa.


O filme é rico em detalhes emocionantes e basicamente conta todo preconceito racial e a luta dos negros por seus direitos. O filme tem um elenco de peso, e traz toda bagagem e personalidade dos sete presidentes que Cecil serviu, desde 1926 até 2.008.


Além disso o filme mostra o processo de Cecil e a dominação da "arte" de ser invisível, de ter duas caras e a sobreviver no mundo dos brancos, mostra negros sendo atacados e massacrados por uma desigualdade racial, a pratica vai desde autoridades a pessoas comuns. O filme permeia entre o passado e o futuro e mostra como começou a luta pela igualdade e toda transgressão vivida no processo. A trama também mostra o preconceito que destrói uma família pelas escolhas de lados opostos, como foi o caso do filho mais velho de Cecil, Luis que decide ir para o Sul lutar ao lado dos negros por seus direitos, e a discórdia que isso trouxe para sua família.


Na minha opinião o filme foi espetacular, me despertou um misto de emoções e me levou a refletir e a perceber com um pouco mais de propriedade todo processo de uma luta, ainda vivida nos dias atuais. O filme é muito emocionante e envolvente (na minha opinião é claro), e por ser uma história real deixa tudo mais intenso e apenas uma pergunta para o final: Para quê?




















Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Nossa, estou super a fim de ver este filme!
    Já sei o que fazer amanhã no fim do dia, hehehe!
    Adorei!

    Beijos,
    Andréia
    petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia, veja sim, não dava nada pelo filme, vi ao acaso e me encantei, muito bom mesmo!
      Bjos!

      Excluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Google Plus

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog