Falando Sobre Livros

LITERATURA EM QUADRINHOS

quinta-feira, fevereiro 12, 2015

             

Acho que todos gostamos de livros com belas ilustrações. Mas muitos tem preconceito com os quadrinhos. Vejo até muito professores que proíbem os alunos de lerem quadrinhos porque “não são literatura e deixam os alunos preguiçosos com a leitura”. Bobagem! Eu lia muito a Turma da Mônica e Luluzinha na minha infância e isso apenas me incentivou a ler cada vez mais. (e sim, sempre que posso ainda leio essas histórias!).
            Mas os quadrinhos, (ou Graphic Novel, como preferir) voltaram a minha mente por causa da nossa queridíssima Viviane, dona do blog. Ela me mandou o link com os livros de Game Of Thrones em quadrinhos, eu que até então conhecia os clássicos: Turma da Mônica, Luluzinha, os heróis da Marvel e claro os famosos Mangás, e há algum tempo o Clássicos da Literatura, fiquei bem feliz ao descobrir uma nova literatura em quadrinhos. Acho que poucas pessoas conhecem esses novos quadrinhos, encontrei não só Game Of Thrones, como Percy Jackson e Crepúsculo, Machado de Assis, Shakespeare, Poe e mais uma imensidão de outros autores clássicos.
            Fiquei pensando o quanto isso é bom, não só porque os livros são lindos, com ilustrações que nos deixam babando, mas porque isso será um empurrão a mais para novos leitores, e um auxílio para os professores. Já tentou convencer um aluno adolescente a ler Machado de Assis?! Pois é. Porém a grande maioria gosta de quadrinhos, assim pode-se juntar o necessário ao agradável. E para quem tem filhos então... um belo jeito de incentivar a leitura deles, ainda mais se forem crianças, eles vão adorar! E não, não é difícil encontrar esses exemplares, por exemplo, eu encontrei tudo isso no site do submarino, logo ao seu alcance!

            E claro, para os eternos apaixonados por quadrinhos e ilustrações (nunca se é adulto demais para gostar de livros ilustrados u.u), como eu e a Vivi, isso é maravilhoso, já fico imaginando essas edições em quadrinhos na minha estante ao lado das edições normais *-* melhor não pensar muito... Segue abaixo alguns desses exemplares:












Tem como não querer??!!

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. A ideia de trazer clássicos para os quadrinhos é maravilhosa! Já li vários do Machado de Assis, e é ótimo para trabalhar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. na minha época que eu estudava era assim , os professores detestavam que a gente lesse história em quadrinhos, mas eu nem esquentava lia assim mesmo hahaha' eu tenho um livro do Mogly - O menino lobo é muito antigo e tem várias ilustrações lindas, amo ler ele =D .. belo post linda, e que esse post sirva para os professores run', deixem os alunos ler os quadrinhos .. um bjo linda ^^

    ResponderExcluir
  3. Olha que interessante, eu tinha esse preconceito e nem sabia. eu via os quadrinhos de GOT e pensei nossa mas é quadrinhos e olha que sou per fã da serie e não comprei por julgar a algo de qualidade inferior a serie e só mais uma forma de ganhar dinheiro com a obra, mas agora analisando pelo seu ponto de vista vejo que estava errada eu também aprendi a apreciar a leitura através dos gibis e deveria valorizar mais essa arte, tem uns ai na sua lista que eu nem sabia que exisatia e despertou meu interesse como os miseráveis e Madame Bovary. Amei o post.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lua, tudo bom?
    Ah eu amo quadrinhos, tomei gosto pela leitura quando era criança, sou fã de menino maluquinho desde os 8 anos de idade, e leio quadrinhos e livros ilustrados até hoje. Eu acho tão fascinante que como psicóloga prefiro trabalhar com crianças, e um dos recursos que mais uso são os livros ilustrados. Para mim ter outros tipos de livros e historias em quadrinhos é fantástico, além de eu poder ler vou super indicar, não sabia que existiam esses livros, vou procurar ^^ ótima sacada para adolescentes, adultos, além de estimular os grandes artistas que temos por ai, apaixonados por HQ, bjos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro quadrinhos, mas para mim Marvel forever!
    Nunca tentei ler algum livro que tenha sido adaptado para HQ...
    Acho que depois desse post vou tentar.

    Beijos,
    Elaine Santos
    http://fminhaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, Lua!
    Amo quadrinhos. Professores que dizem que atrapalham são muito... Insensatos (única palavra não pejorativa que encontrei para descrevê-los Hahahah). Os quadrinhos são uma maravilha! Se não fosse pela Turma da Mônica, eu jamais teria aprendido a ler. Amo demais quadrinhos, até hoje ainda leio! E também acho que essa nova onda de transformar bestsellers e clássicos em quadrinhos é genial, porque por exemplo, quem não encara As Crônicas de Gelo e Fogo pelo tamanho, talvez acabe dando uma chance pro quadrinho. Amei o post. <3 (Sem contar que o que você disse sobre clássicos é super verdade. Não li Machado de Assis no convênio, mas se soubesse do quadrinho teria lido!)
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal,

    Ai que legal!!!! Eu adorava ler os gibis da Monica, e sempre folheava uma coleção Texas que meu pai tinha!!!
    Gente, e esse Moreninha???? Para tudo!!! Esse livro marcou minha adolescência!!!

    Amei as indicações!!

    um enorme abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Google Plus

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog