Falando Sobre Livros

Muitos gêneros,vários livros.

quarta-feira, julho 16, 2014

Com tantos lançamentos no mercado atual,as vezes nos confundimos com tantos gêneros e classificações literárias.Como temos vários gêneros por aí não vamos falar de todos eles,mais escolhemos um bem atual e vamos explicar um pouco melhor do que se trata,o escolhido foi Young Adults  (Sabemos que muitas pessoas já sabem do que  trata).Mais vamos esclarecer aos que ainda possam ter alguma dúvidas.

Bom em primeiro lugar,deixamos claro que não somos especialistas,por tanto falaremos aquilo que entendemos do assunto,nossa visão.

A Literatura Young Adult abreviada YA (traduz-se jovens-adultos) ou Ya-Lit está ganhando conhecimento no Brasil e pode ser definida como Literatura para pessoas entre 14 e 21 anos. Separa-se de Literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.


A (YALSA) abreviação de Jovem Adulto Library Association Serviços,foi criado em 1957, é uma divisão da American Library Association,é uma associação nacional de 

bibliotecários,e assistentes de biblioteca e advogados.Define o "Young Adults" (jovens adultos) aquela pessoa de 15 a 29 
anos. Isso mesmo, bem abrangente. Também entra nessa definição o "Kidult" (abreviação de Kids + Adults), que refere-se ao adulto com hábitos de jovens (adolescentes). 

Nesse caso abrangendo a todos, a Literatura YA se resume em: "Livros para leitores cujas idades estão entre 15 e 29 anos.

Aplica-se em Literatura YA (ou Ya-Lit), gêneros comuns de outras vertentes, tais quais: RomanceTerrorFicçãoFicção CientíficaFantasiaAventuraContosHistórias Curtas, dentre outros.

As características da Ya-Lit são bem específicas.
Os personagens principais são adolescentes como seus leitores e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status social, Bullying e muitos outros, normalmente retratados de forma conflituosa, por exemplo: Divórcio dos pais, falta de popularidade na escola etc. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), localizar-se em tempo-espaço contemporâneo e possuir na escrita diálogos valorizados, estilo de escrita claro, e utilização de gírias com frequência. Pode ser escrito em terceira pessoa ou primeira pessoa.

Autores e Obras que podem se encaixar neste perfil

  • Meg Cabot com a série "O Diário da Princesa"
  • Cory Doctorow, com "Little Brother" (não foi lançado no Brasil)
  • Stephenie Meyer, com a série "Saga Crepúsculo"
  • Rick Riordan, com a série "Percy Jackson & os Olimpianos"
  • J.K. Rowling, com a série "Harry Potter"
  • Suzanne Collins, com a série "The Hunger Games(Jogos Vorazes ou Jogos da Fome)"
  • J.D. Salinger, com "Apanhador no Campo de Centeio"
  • Cecily von Ziegesar, com as séries "Gossip Girl" e "The It Girl"
  • John Green, com "A culpa é das estrelas" e muitos outros.


Fonte: Wikipédia 



Alguns dos livros citados acima.












Postagens Relacionadas

0 comentários

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Twitter

Twitter