Falando Sobre Livros

Dica de livros para jovens e adolescentes

terça-feira, janeiro 01, 2019


  Resultado de imagem para tumblr books


  Sempre me deparo com perguntas nas redes socias especialmente em espaços literários com pedidos de indicações de livros para adolescentes e pré-adolescentes, por isso resolvi colocar aqui alguns livros com temática interessante aos jovens leitores, vou tentar misturar livros conhecidos e não tão famosos para oferecer opções diferentes das comumente indicadas. 

  Incentivo à leitura é um ótimo presente para quem quer conhece um mundo diferente, geralmente quem não tem o hábito da leitura tem uma má impressão de livros, acham chatos, cansativos ou que são apenas com temática didática o que é um redundante equívoco, muitos filmes e séries inclusive aqueles famosos que viram até camiseta, sabe? Pois é a maioria foi baseada em livros, quando apresentamos essas possibilidade para não leitores de forma proposital ou inocente estamos oferecendo uma infinidade de oportunidades como: doses de senso crítico, passagem de tempo com qualidade, ampliação do vocabulário, estimular a criatividade, etc. Lógico que isso também pode ser encontrado em outros âmbitos sociais, mas sem dúvida nos livros teremos uma forma muito prazerosa de aprender, estimule a leitura sempre que possível. 

Agora chega de papo e vamos as dicas. 



Resultado de imagem para as vantagens de ser invisível

Esse livro tem uma vibe jovem com temas dolorosos onde um jovem tímido se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências e criar uma visão diferente da sua própria vida.  Esse livro inclusive já vivou filme.



O livro conta a história dos 13 motivos que levaram a jovem Hannah Baker ao suicídio. Em meio a essa trágica história, o leitor toma uma surra de realidade sobre a vida e os possíveis problemas do jovem millenial. Tanta gente lê e pensa "nossa, muito eu" que o livro vendeu milhões de cópias e inspirou uma série da Netflix.

O famoso OS 13 porquês, esse é outro livro baseado em um ambiente jovem onde aborda temas como bullyng, depressão e suícidio. Também já ganhou adaptação virando uma série bem conhecida da Netflix. 


Resultado de imagem para Comédias para se Ler na Escola

Esse é um livro de crônicas e como o próprio título diz tem uma pegada comédia, é um livro de fácil leitura e bem rápidinho de terminar, os textos abordam temas escolares onde o jovem poderá criar uma maior identificação facilmente. 



Arthur Dent estava de boas vivendo sua vida quando, de repente, a casa dele e o planeta Terra inteiro são destruídos e ele é obrigado a lidar com todo o resto do universo. Isso incluindo um monte de gente absolutamente doida, seres estranhos e viagens por planetas jamais imaginados. O leitor viaja de graça e se diverte a valer. Este é um clássico do universo nerd e apenas o primeiro livro de uma sequência com mais quatro obras: "O Restaurante no Fim do Universo", "A Vida, o Universo e Tudo Mais", "Até mais, e Obrigado pelos Peixes!" e "Praticamente Inofensiva".

Um dos famosos juvenis o Guia do mochileiro das galáxias tem uma vibe nerd e compõe uma série de outros livros no mesmo estilo: "O restaurante no Fim do Universo", "A Vida, o Universo e Tudo Mais", "Até mais, e Obrigado pelos Peixes!" e "Praticamente Inofensiva".



Harry Potter: A Coleção Completa (1-7)

O que falar desse clássico, sem dúvida um dos livros que não poderia faltar nessa lista. A saga Harry Potter é composta por sete livros: "A Pedra Filosofal", "A Câmara Secreta", "O Prisioneiro de Askaban", O Cálice de Fogo", "A ordem da Fênix", "O Enigma do Prícipe", e "As Reliquias da Morte". 


Resultado de imagem para A culpa é das estrelas livro

Esse é outro livro famosinho que virou filme, a trama gira em torno de Hazel Grace que está prester a completar dezessete anos e sofre de um câncer desde os treze. Sem dúvida é um livro para quem gosta de algo mais romântico com doses dramáticas. 

Resultado de imagem para Meu pé de laranja lima

Lançado em 1968 meu pé de laranja lima conta a história de Zezé, um garotinho de seis anos que vive no Rio de Janeiro em um bairro pobre onde a imaginação e o otimisto superam as dores e difilcudades, uma boa opção para leitura, aliás esse livro é um clássico com várias edições não só no Brasil, além de também ter sido adaptado para o cinema. 

Imagina viver num mundo distópico onde absolutamente tudo que existe é controlado por um tal de Grande Irmão, o olho que tudo vê e tudo pode? Descubra que vibe é essa acompanhando a vida do personagem Winston, morador de um continente horrível e sombrio chamado Oceania.

Imagina viver num mundo distópico onde absolutamente tudo que existe é controlado por um tal de Grande Irmão, o olho que tudo vê e tudo pode?
Descubra que vibe é essa acompanhando a vida do personagem Winston, morador de um continente horrível e sombrio chamado Oceania.
O rico senhor Phileas Fogg aposta com seus amigos que consegue dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Hoje isso seria muito fácil, mas imagine em 1872. O único problema deste livro é terminar com vontade de fazer o mesmo um dia nesta vida.
Outro clássico que não podia faltar, o livro é repleto de aventuras onde você acaba a história querendo arrumar as mochila e cair na estrada para fazer o mesmo, apesar da história se passar em 1872 a leitura é extremamente encantadora e envolvente, sendo assim pode indicar ao jovem  leitor sem medo, afinal muita gente acha leituras antigas cansativas e posso assegurar que essa não é. 

Prestes a completar 15 anos, Sofia começa a receber cartas em sua casa de um homem estranho. Enquanto ela tenta descobrir o que raios tudo isso significa, acaba aprendendo tudo sobre a história da filosofia ocidental.
Prestes a completar 15 anos, Sofia começa a receber cartas em sua casa de um homem estranho. Enquanto ela tenta descobrir o que raios tudo isso significa, acaba aprendendo tudo sobre a história da filosofia ocidental.
Uma Comovente Obra de Espantoso Talento

Pense no que significa ter vinte e poucos anos. Pense no que é, com essa idade, perder o pai em um mês e a mãe no mês seguinte, ambos vítimas de câncer. Pense no que é se tornar, do dia para a noite, responsável por seu irmãozinho de oito anos e dono do próprio nariz. Foi exatamente isso que aconteceu com Dave Eggers no início dos anos 90. Recém-saído da universidade, com a cabeça recheada pelas dúvidas típicas dessa fase da vida, Dave, movido não apenas pelos reveses do destino como também pelo tédio existencial, reúne seus bens mais preciosos dentro de um carro, e junto com o irmão, Toph, parte rumo a San Francisco. Sob o sol da Califórnia, Dave se estabelece, pela primeira vez, como um homem adulto, sem nunca se esquecer do fardo que representa crescer na última década de um milênio. A busca por uma vida diferente daquela ditada pelos padrões tradicionais em que ele próprio foi criado o leva a fundar, junto com alguns amigos, a revista Might, onde ele e outros artistas de sua geração divulgam seus trabalhos.

Um Gato de Rua Chamado Bob - A História Real Que Deu Origem ao Filme

James é um músico de rua lutando para reerguer-se. Bob É Um Gato De rua à procura de um lugar quente para dormir. Quando James encontra Bob no corredor de seu prédio, não tem ideia do quanto sua vida está prestes a mudar. Ele, despretensiosamente, cuida de Bob e, depois, permite que o gato siga seu caminho, imaginando que nunca o verá novamente. Mas Bob jamais o abandonaria... “Um gato de rua chamado Bob” é uma sensação internacional, permaneceu na lista dos mais vendidos na Inglaterra por 52 semanas consecutivas e foi publicado em 26 países ao redor do mundo. Uma história comovente de superação sobre uma improvável amizade entre um homem e o gato que o adotou e transformou sua vida completamente.

eBook Muito longe de casa: Memórias de um menino-soldado

Muito longe de casa: memórias de um menino-soldado é um livro de memórias pela criança soldado de Serra Leoa Ishmael Beah. O livro conta a sua história como criança soldado durante a Guerra Civil de Serra Leoa.Reflexivo e dramático. 


Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere". Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.


Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.


Publicadas pela primeira vez em 1865, as Aventuras de Alice no País das Maravilhas logo mostraram a que vinham, conquistando crianças, adolescentes e também os leitores adultos. Mais de 150 anos depois, o livro continua a viver seu destino de muitas faces: clássico infanto-juvenil incontornável, cheio de vida e de verve; romance repleto de alusões cifradas e de humor sutil; fonte de inspiração para escritores, artistas e filósofos; matéria-prima de adaptações literárias, versões cinematográficas e assim por diante. 


A coragem de ser imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é por [Brown, Brené]

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.
Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.
Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.
Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse "desarmamento".
Nesse livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.


Diário de Um Banana 1

Greg Heffley vive no inferno. Ou seja: no sexto ano do ensino fundamental. Franzino, Greg divide os corredores de sua escola com um bando de adolescentes que já se barbeiam. Para fugir destes “malvados” e conseguir um pouco de popularidade.


O fio da vida por [Atkinson, Kate]



E se você pudesse mudar as escolhas da sua vida? E se ao nascer de novo, refazendo sua trajetória, pudesse mudar o destino de outras pessoas e até o curso da história? É esse fascinante jogo com o tempo que permeia a narrativa de Ursula, a personagem principal de O fio da vida, livro da escritora britânica Kate Atkinson.





O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.



Na Inglaterra do final do século XVI, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Lizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.


Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa.



O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado. 


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 




August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


O pequeno príncipe é o segundo livro mais lido do mundo - perde apenas para a Bíblia! Traduzido em praticamente todas as línguas, foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, que, além de escritor, foi um aviador apaixonado pelos céus, num tempo em que aviões não passavam de engenhocas e pilotar era uma espécie de hobby de gente rica ou trabalho perigoso demais.


Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada. Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime numa tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Em um mundo tão cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento? As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama.


O diário de Anne Frank (edição capa dura)


O Diário de Anne Frank é um livro escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 e 1.º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. É conhecido por narrar momentos vivenciados pelo grupo de judeus confinado num esconderijo durante a ocupação nazista dos Países Baixos.

A fantástica vida breve de Oscar Wao por [Diaz, Junot]

A vida nunca foi fácil para Oscar, um nerd dócil, porém desastrosamente obeso, de origem dominicana, que vive com a mãe e a irmã em um gueto em Nova Jersey. Humilhado pelos colegas e isolado do mundo, ele passa as horas na companhia de livros e filmes de ficção científica e fantasia, sonhando em se tornar o J.R.R. Tolkien latino e, sobretudo, em encontrar um grande amor.


A criança no tempo por [McEwan, Ian]

A criança no tempo discute temas como ausência, luto, culpa e as marcas indeléveis que um acontecimento pode deixar em uma família. Um romance surpreendente de um dos melhores escritores de sua geração.



A bússola de ouro: Nova edição (Fronteiras do Universo Livro 1) por [Pullman, Philip]



Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país.
Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra.
Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.



Jogos vorazes (Trilogia Jogos Vorazes Livro 1) por [Collins, Suzanne]



Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

O ladrão de raios (Percy Jackson e os Olimpianos Livro 1) por [Riordan, Rick]

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses.


As Crônicas de Nárnia por [Lewis, C. S.]


Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? 
'As crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Por mais de sessenta anos, milhões de leitores de todo o mundo se encantam com a história mágica de C. S. Lewis sobre um mundo onde o inverno é eterno, onde há mais animais falantes do que seres humanos e onde centauros, gigantes e faunos lutam entre si. À primeira vista simples, os eventos descritos na prosa imortal de C. S. Lewis continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.
Este volume único apresenta todas as sete crônicas - 'O sobrinho do mago', 'O leão, a feiticeira e o guarda-roupa', 'O cavalo e seu menino', 'Príncipe Caspian', 'A viagem do Peregrino da Alvorada', 'A cadeira de prata' e 'A última batalha'. Os livros foram organizados de acordo com a ordem de preferência de Lewis e cada capítulo conta com uma ilustração da artista Pauline Baynes. 
Esta edição contém também o ensaio 'Três maneiras de escrever para crianças'. 



Coleção de fantasia composta por três livros, esse é o primeiro e a trama é a seguinte: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Pollyanna

Órfã e pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver... e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. Um jogo em que ninguém perde, todos ganham – e se transformam. Clássico da literatura juvenil universal, publicado em 1913, esse livro vem encantando gerações de leitores de diferentes idades em diversas línguas, tendo se tornado leitura obrigatória e necessária a quem quiser ver a vida sem amargura, descobrindo sempre o lado bom de tudo.


Esses são alguns dos livros que indiquei para sair um pouco da mesmice, uma mistura de estilos, de aventuras a reflexivos, óbvio que a existem muitos outros títulos, mas não podemos colocar todos aqui, porém espero que os indiquei possam ter ajudado na hora de escolher aquele livro especial para os jovens leitores. 



Postagens Relacionadas

0 comentários

Escreva um comentário

Facebook

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog