Filmes e séries

Orgulho e Preconceito, Jane Austen / Filmes de época que marcaram história - Especial Cinema

sábado, junho 18, 2016

Olá, pessoal! — Hoje  eu trouxe um especial que falará de alguns filmes de época que marcaram história, muitos saíram de grandes clássicos literários e "tomaram corpo" em várias adaptações, tanto cinematográficas como teatrais. Quando buscamos por filmes de época geralmente aparecem  como sugestão o romance e, é exatamente o gênero que irei  escrever hoje. E o filme que ilustra e respira sem sombra de dúvida o tema romance é: Orgulho e Preconceito - Jane Austen.


Como não começar com esse clássico tão amado por tanta gente? 

Esta grande obra da literatura já teve várias adaptações cinematográficas e uma das mais recentes foi lançada em 2005. Está versão de Orgulho e Preconceito é britânica do gênero drama, dirigido por Joe Wright e com roteiro baseado no livro homônimo de Jane Austen, com adaptação de roteiro de Deborah Moggach. O filme acompanha a história de cinco irmãs de uma família inglesa de aristocratas rurais lidando com questões de casamento, moralidade e preconceito. Keira Knightley interpreta a protagonista Elizabeth Bennet enquanto Matthew Macfadyen interpreta o seu par romântico Sr. Darcy.

O filme de 2005 foi a segunda versão cinematográfica fiel do livro depois da famosa, mas estranhamente falha, adaptação em preto e branco de 1940, estrelado por Greer Garson e Laurence Olivier, e até 2005, The Times considerou a versão de 1995, feita para televisão, "tão dominante, tão universalmente adorada, que se prolongou consciência do público como um padrão cinematográfico"



Está versão é de 1940 dirigido por Robert Z. Leonard, e com roteiro baseado no livro de Jane Austen. Lançado nos Estados Unidos da América em 26 de julho de 1940, o filme teve entre seus roteiristas Aldous Huxley. O roteiro utilizou a adaptação teatral feita por Helen Jerome sobre o livro de Jane Austen, e segue relativamente o romance, porém o final, em especial a confrontação entre Lady DeBourgh e Elizabeth Bennet, foi alterado.

Informações Wikipédia.

Orgulho e preconceito versão 2005

Orgulho e Preconceito (Versão 1940)












Postagens Relacionadas

0 comentários

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Google Plus

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog