Coluna: A Raposa PP indica

Turma da Mônica — Fábulas Ilustradas: Os dois Amigos e o Urso — Mauricio de Sousa

domingo, abril 10, 2016



Autor(es): MAURICIO DE SOUSA
Assunto: Contos de Fadas, Fábulas & Literatura, Turma da Mônica
Categoria: Capa Mole
Estímulos: Imaginação, Leitura
Categoria Leitor: Leitor iniciante
ISBN: 9788539414352
Indicação de presente por idade: De 6 a 8 anos
Número de páginas: 16
Lombada/Encadernação: Canoa
Tipo de capa: Mole



Mais uma dica da nossa maratona de fábulas Ilustradas, hoje o livro é também o clássico: Os dois amigos e o urso. Nesse livro os personagens que compõe a história são Cascão e Cebolinha, interpretando os dois amigos.

A História

Dois amigos inseparáveis decidem fazer seu primeiro piquenique em uma floresta, ambos preparam-se com emoção para sua primeira aventura. Ao chegar na floresta, ambos começam a contar histórias de quando seus pais acampavam e de como espantavam os animais selvagens.

Ao saírem para pescar seu alimento, sem que nenhum dos dois amigos esperassem, surge diante dos seus olhos um urso enorme,  pensando em sua própria segurança, um dos garotos correu e subiu em uma árvore. O outro, incapaz de enfrentar o temível urso, ficou imóvel estendido no chão fingindo-se de morto até o urso ir embora. Isso foi uma das técnicas de sobrevivência selvagem que ouvirá falar, já que lhe disseram que ursos, e outros animais selvagens, não tocam em mortos.

E a artimanha realmente funcionou, já que o urso aproximou-se, cheirou seu corpo, e acreditando que ele estava realmente morto, resolveu ir embora sem lhe fazer mal.

O garoto que havia subido na árvore, ao ver o urso ir embora, desceu. Curioso com o que viu, ele perguntou:

"Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?"

"De fato, Ele disse sim!" respondeu o outro, ele me deu o melhor conselho de todos! - Ele me disse para não andar com pessoas que abandonam o amigo diante do perigo. "

Moral

Acho um tanto óbvio, a moral dessa fábula refere-se especificativamente com falsas amizades. Algo que muitos criticam nesse tipo de livro infantil, é justamente a informação levada as crianças, no meu ponto de vista, as fábulas são textos infantilizados, porém com bons ensinamentos, não apenas para crianças, mas para muitos adultos. Afinal, sua moral é retirada de muitos comportamentos sociais nas maiorias das vezes. 


By: Viviane Martins



Postagens Relacionadas

0 comentários

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Twitter

Twitter