Coluna: A Raposa PP indica

Livros grátis: Dorme, menino, dorme & Tatu Balão — Infantil

terça-feira, janeiro 05, 2016



*Por: Viviane

Oi, hoje a minha dica é muito especial, vim compartilhar com todos dois livros muito fofos que tive o privilégio de ler e voltar a ser criança.





Um deles chama-se Dorme, menino, dorme: esse é um livro cheio de experiências que farão o pequeno leitor criar vários pontos de identificação com a história, o primeiro é justamente a trama, que narra a história de um garotinho que não consegue dormir, por isso sua mãe lhe conta diversos motivos pelos quais ele deve dormir e responde várias perguntas, conforme as perguntas estão sendo respondidas as páginas são viradas e sua história é contada, o livro é completamente rico em ilustrações muito bem elaboradas e interessantes aos olhos das crianças.

Ao fim da narrativa podemos acompanhar o amor entre mãe e filho em um leito de elo eterno entre paciência e cumplicidade, que acabam por resultar nessa linda e singela história.

O livro é da autora chilena Laura Herrera, que trabalhou em conjunto com a ilustradora July Macuada.





O outro livro que tive o prazer de conhecer chama-se Tatu-Balão: esse é um livro que vem envolto a uma fita de papel como se fosse uma coroa de rei, repleto de pedras preciosas em cor amarelo ouro, a simples comparação refere-se ao meu entender no valor que um livro deve representar, apresentado as crianças como algo muito valioso e incrivelmente rico em conhecimentos e experiências. Esse livro apresenta um aliado muito crível para a afinidade infantil, que é o animalzinho representado pelo Tatu-Bola, ele é um tatu que sonha em voar, como o pobrezinho não tem asas ele passa os dias a sonhar, até que um dia ele conhece um garotinho chamado Damião, nesse momento surge uma amizade inseparável entre os dois que juntos passam a descobrir diversas possibilidades, dentre elas a perseverança. Damião é um menino muito alegre cujo seu maior passatempo é empinar uma pipa, juntos unem seus dois desejos, Damião aplaca sua solidão com a amizade do Tatu, e Tatu-Bola consegue realizar seu sonho de voar ao agarrar-se ao rabo da pipa de Damião e sair flutuando entre as nuvens.





A história é muito bem elaborada tanto pela autora Sônia Barros quanto pela ilustradora Simone Matias, a autora mostra ensinamentos importantes aos pequenos leitores como a amizade e a perseverança na realização dos sonhos, já a ilustradora deixa a história muito mais alegre e cria o elo entre os olhos dos baixinhos e as páginas dos livros, suas ilustrações são muito semelhantes aos desenhos feitos por crianças muito pequenas, assim surge a fácil assimilação com que os pequenos criam suas próprias histórias, acredito justamente que isso tenha haver com a ideia do livro, criar desenhos como se fossem feitos pelas próprias crianças. No mais o texto é rimado, fica muito gostoso de ser livro, eu deveria ter escrito de ser lido, mas, ser livro é tão gosto que propositalmente deixarei esse equivoco por ali mesmo.




Eu recebi essas lindezas embalados em um envelope branco cujo remetente foi a mais delicada mostra de importância com o pequeno leitor, vejam e me digam se estou errada.


Agora vem a melhor parte, esses livros podem chegar gratuitamente em sua casa, eles fazem parte do projeto Leia um livro da fundação Itaú, para mais informações sobre o projeto e como solicitar e receber os livros em sua casa, basta clicar aqui, nós do blog O Amante de Livros preparamos uma super matéria especial com todos os detalhes para você ficar por dentro dessa grande inciativa.


Essa foi mais uma dica da Raposa PP. 












Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Que lindos Vivi, adorei a proposta não conhecia , esse tipo de ilustração também é perfeita. Parabéns pelas resenhas, você é muito boa nisso.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Google Plus

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog