Agatha Christie

Resenha: Assassinato No Expresso Oriente de Agatha Christie.

quinta-feira, junho 18, 2015


Título: Assassinato no Expresso Oriente
Autor (a): Agatha Christie
Gênero: Policial
Editora: Nova Fronteira
Número de Páginas: 196
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Comprar: AmazonSaraivaFolhaFnacTravessaAmericanasSubmarino ♠ Cultura
Classificação: 3/5 ♥

SinopseAssassinato no Expresso do Oriente - Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.
O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.



Resenha


Em uma viagem cheia de mistérios e suspense encontra-se um grupo de pessoas completamente desconhecidas a caminho de uma viagem a bordo do Expresso Oriente, um trem luxuosíssimo que estranhamente está super lotado, algo nada comum para a época do ano, tão incomum que abrigava um passageiro nada comum diga se de passagem, estou falando nada menos do que Hercule Poirot, um detetive  que acabou ficando preso a bordo do trem devido a uma nevasca no trajeto. Na manhã seguinte, o trem vira um caos já que descobre-se o assassinado de um dos passageiros, ele foi morto em sua cabina com doze golpes de facas durante a noite. Poirot como é um detetive muito conceituado, após o pedido de seu amigo o Dono do Expresso Oriente que também estava a bordo, acaba aceitando o caso e começa a investigar o crime a fim de solucioná-lo. 



A história em si é bem de acordo com a sinopse do livro, a trama toda gira em torno de Poirot investigando e encontrando pistas para montar o quebra cabeça e prender o assassino. A sensação é a mesma que acompanhar um caso real, depoimentos de passageiros são tomados, pistas são desvendadas, mentiras são contadas e tudo isso junto torna a trama interessante. O livro é repleto de informações e detalhes mas isso não faz a leitura massante, Agatha deixa transparecer uma dose de sarcasmo nas entrelinhas que em algumas ocasiões me arrancou algumas risadas, como por exemplo a maneira que os passageiros do Expresso Oriente se enxergam por serem de nacionalidades diferentes. 

A leitura em si é super rápida e objetiva, o livro é dividido em apenas três partes: os fatos do crime, depoimentos dos passageiros e a conclusão de Hercule Poirot. 



A cada divisão do livro surgem perguntas e dúvidas o tempo todo no personagem principal, mas também no leitor que por si só ao acompanhar a leitura sente-se um pouco detetive da trama. 



Os personagens são variados com personalidades das mais distintas possíveis,  o que deixa o livro ainda mais emocionante, principalmente na hora de tentar desvendar o verdadeiro assassino. 



Apesar do título ser um tanto tenebroso a começar pela palavra Assassinato que carrega, não achei a história pesada, ao contrário até achei leve, talvez pela objetividade da  autora sem muitas enrolações. 


Eu gostei do livro, da leitura e da escrita principalmente, gostei da objetividade dos fatos e por ser um livro mais rápido não deixando o leitor esquecer detalhes, mas confesso que esperava um pouco mais da obra, imaginei um peso maior como o título em si carrega por exemplo, jamais imaginei uma leitura tão leve e tranquila, isso acabou frustrando um pouco minhas expectativas em relação a leitura, justamente por esperar mais sangue, dor, talvez detalhes maiores do assassinato e uma carga dramática maior, todo contrário do livro. Muitas vezes me senti jogando aquele joguinho Criminal Case no Facebook, não sei se você conhece, mas em fim. Minha única ressalva é esta, acho que imaginei um outro tipo de história, porém gostei e me surpreendi bastante com a leveza, envolvimento, sarcasmo e praticidade na escrita de Christie. Recomendo! 




Um pouquinho da qualidade do livro para vocês. 

O livro tem uma boa qualidade material, em capa dura, espaçamento e fonte ok, com folha negra na primeira página do livro, não possui orelhas (Ps: Não sei se é característico de todos os livro em capa dura, esse é o primeiro que compro nesse formato), as páginas são finas mas com qualidade e tem um leve amarelado, a lombada como podem perceber na última imagem tem um leve espaçamento entre a capa. A capa não possuí alto relevo e é lisa. Esse livro foi comprado junto com o Box Edição de Colecionadores que foi lançado pela editora Nova Fronteira. 













Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Amo livros de suspense e a Agatha é uma das minhas preferidas, vou procurar esse para ler com certeza, amei a resenha! =D

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Mari, estou na onda de thrillers psicológicos e livros de suspense também, obrigado pela visita, bjos. Vivi

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Google Plus

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog