Falando Sobre Livros

A Coleção Itaú de Livros Infantis, peça a sua gratuitamente - Iniciativa do Banco Itaú,conheça.

quinta-feira, outubro 02, 2014

O Banco Itaú está distribuindo coleções de livros infantis gratuitamente, essa ação faz parte da  Fundação Itaú Social. Acesse o site, preencha o formulário e peça a sua coleção infantil grátis. Para solicitar clique aqui  ou clicando na imagem abaixo.

Saiba um pouco mais sobre o projeto abaixo.








Coleção Itaú de Livros Infantis




Processo de seleção dos livros
Em 2014, os gêneros narrativo e lírico foram definidos como critérios principais para a escolha dos livros que compõem a Coleção Itaú de Livros Infantis. O processo de seleção contou com profissionais renomados e ocorreu em 3 etapas: uma triagem inicial feita pela consultoria A Cor da Letra e equipe do programa Itaú Criança mais duas comissões de especialistas em literatura infantil.

Foram considerados os seguintes critérios:

- Foco na faixa etária de 0 a 5 anos;

- Livros que também despertem o interesse de adultos que irão acompanhar as crianças na leitura;  
- Títulos, autores e editoras diferentes das edições anteriores do Itaú Criança;

- Reconhecimentos e premiações em projetos e programas de leitura, número de edições dos livros, reimpressões e tiragem;  

- Autor deverá ter publicado mais de um livro de literatura dirigido ao público infantil;

- Livros que apresentem temas universais, considerando a diversidade e características regionais, costumes e cultura brasileira.
Além disso, para a composição final dos dois livros da Coleção pelo menos um dos livros deve ser de autor nacional e os livros devem ser de editoras diferentes.
Conheça os profissionais que colaboraram com a escolha da Coleção deste ano:

Fátima Bonifácio

Pedagoga e Psicopedagoga. Professora titular de educação infantil e fundamental desde 1984. Atuou como coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo. Atualmente presta serviços na Secretaria Municipal de Educação coordenando as ações da sala e espaços de leitura do município de São Paulo.

Cida Fernandez

Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisa e desenvolve metodologias participativas para a formação de leitores e implantação e gestão de bibliotecas comunitárias, públicas e escolares. Desenvolveu o Sistema de Classificação por Cores para a Literatura de Ficção e Poesia.  Coordenadora executiva do Centro de Cultura Luiz Freire e é também consultora do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social.

Silvia Oberg

Graduada em Letras e Doutora em Ciência da Informação (ECA/USP). Trabalhou na Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato (SP) junto à equipe responsável pela Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Desenvolve atividades de consultoria e coordenação de projetos na área de leitura e literatura para crianças e jovens.

Sueli Nemen

Graduada em Biblioteconomia e Documentação e Letras.  Especialista em "Mediação de Serviços de Informação e Educação" e pós-graduada em "Gestão Pública". Diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato (SP) que é a responsável pela publicação Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Coordenadora do curso Técnico em Biblioteca do Senac São Paulo. Membro permanente da Comissão Organizadora do "Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias".

Ana Dourado

Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco, e mestre em História Social pela University of  Essex e em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela Université Blaise Pascal -Clermont-Ferrand. Possui doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Com longa experiência na coordenação de projetos na área social e educacional. Foi Coordenadora-geral de Leitura na Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) no Ministério da Cultura e Coordenadora de Programa na área de Proteção especial na Fundação Abrinq-Save the Children.

José Nicolau Gregorin Filho

Graduado em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua nas áreas de ensino de leitura de Literatura infantil e juvenil, Estudos Comparados de Literatura, Cultura e Sociedade. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de língua Portuguesa FFLCH USP e Assessor Técnico de Gabinete da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Élie Bajard

Doutor em Linguística pela École des Hautes Étudesen Sciences Sociales - Paris. No Brasil, foi consultor no Ministério da Educação e desenvolveu o Projeto Pró-Leitura. Professor convidado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) realizou pesquisas em bibliotecas escolares interativas. Foi consultor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É autor dos livros Le jeu dramatique (CRDP); Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem; Da escuta de textos à leitura; Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito.

Aurea Alencar

Psicóloga e Psicanalista - Ativista na garantia de direitos da criança e do adolescente, trabalhou no Instituto C&A onde liderou as equipes responsáveis pela criação e desenvolvimento do programa “Prazer em Ler” e do concurso “Escola de Leitores” e foi diretora executiva do “Movimento por um Brasil Literário". Foi membro do Conselho Deliberativo do PROLER da Fundação Biblioteca Nacional. Atualmente é consultora independente e compõe o pool de especialistas do Instituto BM&FBOVESPA - BVS&A.







Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. eu pedi no ano passado e li bastante pros meus sobrinhos
    provavelmente farei isso esse ano tbm :)
    tava até esquecido mas foi bom entrar aqui e lembrar

    http://meumuraldeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Escreva um comentário

Facebook

Arquivo do blog