Falando Sobre Livros

Clássicos...?

sábado, agosto 02, 2014





    Sim, isso mesmo, clássicos! Por que esse tema? Como vejo às pessoas serem julgadas por lerem “modinhas”, vejo as pessoas julgando os clássicos sem nem tentarem. (Também já fui dessas). Claro que não temos ler o que não os interessa, porém como saber se não nos interessa se não conhecemos?!
            
   Ler clássicos só porque são CLÁSSICOS? Não. Ler clássicos porque é importante, por que caem no vestibular? Não. Ler clássicos para conhecer mais dos nossos autores? Sim. Ler clássicos para conhecermos mais da nossa literatura? Sim. Ler clássicos só por ler? Também. A leitura nos proporciona conhecimento, e os clássicos nos proporcionam um conhecimento diferente, o conhecimento de como eram os costumes de determinada época, como era a nossa sociedade.

            E, falo por experiência própria, clássicos também podem ser apaixonantes, como os livros atuais, é só achar um que seja do seu gosto (e pode ter certeza que tem), e se você faz o estilo eclético, então, não vão faltar livros. Acima perguntei se era importante ler clássicos porque caem no vestibular, respondi que não, porque esse não é objetivo da matéria, não é o didático, porém também é um bom motivo, vai que você resolve fazer Letras daqui um tempo?!

            Mas, brincadeiras a parte, se tiver interesse, tempo e vontade de conhecer os clássicos dê uma chance, vai valer a pena! E deixo aqui minhas indicações para quem vai começar: “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, (lindo), “Dom Casmurro”, de Machado de Assis (esse realmente me surpreendeu, fascinante!), “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado (uma leitura mais descontraída, mas muito interessante), para quem curte romance/drama “É tarde para saber”, de Josué Guimarães (apaixonante). Divirtam-se!

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. Não li, AINDA, nenhum clássico. Mais vontade tenho sim!

    ResponderExcluir
  2. Eu era muito preconceituosa com clássicos, não gostava de jeito nenhum, mas depois que eu passei a ser uma leitora avulsiva fiquei com a mente mais aberta e hoje eu leio qualquer coisa... rsrsrsrs
    Amei o seu Post...

    Abçs :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Google Plus

Novidades Por E-mail

Arquivo do blog