Falando Sobre Livros

Promova o que te encanta...

domingo, julho 20, 2014


Então, quase que diariamente vejo discussões na internet sobre “se você ler determinado livro você é assim...”, “porque quem lê “modinhas” não pode ser considerado realmente um leitor...” etc. Eu mesma já me envolvi em algumas dessas discussões, e sinceramente já cansei dessas rotulações!
   Por que eu não posso gostar de ler E.L. James e ler Saramago? Por que na mente de algumas pessoas uma coisa necessariamente tem que excluir a outra? Bom, li Saramago por obrigação, porém adorei as obras que li, e hoje ele está entre minhas recomendações de leitura, li E.L. James por curiosidade e também adorei. Por que julgar os outros pelo que leem? Adoro John Green, é uma leitura leve e às vezes muito tocante, mas também gosto de Dom Casmurro, de Machado de Assis, de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Gosto de clássicos, gosto de “modinhas”, gosto terror, romance e suspense. O que faz de mim uma leitora não é o gênero de livro que eu leio e sim o meu “gostar de ler”.
  Tenho um gosto bem variado para livros, mas mesmo se não fosse assim, mesmo se eu lesse somente um gênero, ou fosse uma leitora apenas de “modinhas” (que, na minha opinião, são ótimas, senão não seriam moda), mesmo assim eu seria uma leitora! Vejo gente criticando os jovens atuais por só lerem modinha, e que isso não os acrescenta nada, e eu aqui, como futura profissional de Letras, super feliz por ver essa garotada lendo, certamente quem critica não sabe como é difícil convencer um adolescente ler qualquer coisa! E outra, dizerem que não acrescenta nada? Qual leitura que não nos acrescenta nada?! Tenho evitado me envolver nessas discussões porque tenho opiniões muito fortes sobre isso, porém cada um lê o que quer, e ninguém tem o direito de criticar o outro por isso. Quer ser respeitado? Respeite!
  E aqui vale o velho provérbio: “Ao invés de atacar o que te desagrada, promova o que te encanta”. Então não fique aí criticando o que os outros leem e dê boas dicas leituras, (DICAS, não imposições!).

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Olha realmente você está certa, eu acho que as pessoas rotulam as outras por se sentirem inferior a elas, acho que amar ler modinhas ou não não te deixa de ser leitor, se você lê com a alma isso sim importa!
    naiarisses.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog!
Volte sempre!

Facebook

Twitter

Twitter